Categorias

Últimos posts

ADSENSE


O mês de outubro chegou, e junto com ele uma das maiores campanhas que temos na atualidade, o Outubro Rosa é uma campanha que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, a cada ano ele fica mais forte, porém, ainda existem muitas pessoas que não conhecem sobre essa linda campanha, e também, tem muitas duvidas á respeito de como funciona.
No site oficial do INCA, podemos ver uma definição breve sobre o que é e como funciona a campanha do Outubro rosa, vale a pena entrar no site e se aprofundar no assunto, que é de extrema importância para toda a sociedade. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 28% dos novos casos de câncer a cada ano segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). 
"Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. O INCA — que participa do movimento desde 2010 — promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama."



Como fazer autoexame das mamas e sintomas do câncer de mama
É importante saber que apartir dos 20 anos de idade já é recomendado fazer o autoexame das mamas, isso vai ajudar no diagnóstico precoce, o ideal é fazer a palpação entre o quarto e sexto dia após o fim da menstruação, em frente ao espelho, deitada ou no banho, lembrando que o autoexame não substitui a mamografia de rotina, mas ajuda a paciente a se autoconhecer, observar alterações no formato das mamas, feridas ou presença de caroços e secreção, é de extrema importância.
Você precisa conhecer e entender sobre os sintomas do câncer de mama: mamilo invertido, secreção no mamilo, caroço na axila, inchaço em parte da mama, inchaço em toda a mama, pele com aspecto enrugado, dor na mama ou mamilo, irritação na pele.

Na frente do espelho: com os braços para baixo, observar o tamanho, a forma e a cor das mamas, repetir a observação com os braços levantados , apoiar as mãos na bacia fazendo pressão para observar se existe alguma alteração na superfície das mamas.
No chuveiro: o exame deve ser feito de pé, durante o banho com o corpo molhado e as mãos ensaboadas, palpar a mama esquerda com a mão direita fazendo movimento circulares, para cima e para baixo, repetir na mama direita, observar alterações.
Na cama: deitar e colocar a mão esquerda na nuca, colocar uma almofada ou toalha debaixo do ombro esquerdo para ser mais confortável, palpar a mama esquerda com a mão direita, fazendo movimentos circulares, para cima e para baixo, repetir na mama direita, observar alterações.

Se cuide, se ame, se conheça e se toque, é muito importante conscientizar as mulheres e a sociedade sobre essa campanha, esse movimento incrível, juntos somos mais fortes e podemos ter muitos diagnósticos precoces e salvar muitas vidas, compartilhe conhecimento sempre!


Compartilhe

Comente pelo Facebook!

4 Comentários

  1. É um mês lindo com essa campanha <3. Sempre é bom lembrar o exame de toque para descobrir o câncer e logo se prevenir no início. Todas juntas na prevenção.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Essa campanha deveria ser lembrada sempre, não somente em outubro, né?

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por compartilhar sobre essa campanha. É muito importante divulgar informações como essa, e também sobre outras doenças. Porque tem muita doença que é ''comum'' mas que ninguém nem faz ideia de como se proteger! ❤

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *