22 janeiro 2018

O que estudar para o ENEM - Cronograma ENEM 2018

O blog não é destinado para o conteúdo de estudos, porém, hoje quero compartilhar com vocês algumas dicas do que e como estudar para o ENEM , esse ano eu irei realizar novamente o exame e estou me preparando há algum tempo já. Eu vou me formar esse ano no curso que eu faço e já pretendo ingressar em outro curso, afinal nada somos sem o estudo, sem ter uma formação e o importante é nunca dessistir dos seus sonhos.
O Enem mais conhecido como “Exame Nacional do Ensino Médio” é um dos processos seletivos mais concorridos do mundo e também um dos processos de ingresso mais importantes do mundo. A finalidade do Enem é avaliar o desempenho de diversos candidatos em todo o mundo, por isso, na prova é cobrado o conhecimento básico de toda a sua jornada acadêmica incluindo o nível fundamental e médio da rede de ensino.
A prova do Enem é dividida em quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias. Eu sigo um instagram muito legal o @danioverseas e ela é uma estudante que publica muitas dicas de estudo valiosas, vale a pena. 
O que estudar de cada matéria para o ENEM
Confira 7 sites para estudar de graça para o enem, essas informações eu retirei do site QueroBolsa:
1 - Blog do Enem
Esse site é um dos mais conhecidos quando o assunto é Enem. Além de dar várias de como ir bem na prova, o Blog também oferece um curso 100% gratuito sobre todas as matérias que caem no exame.
2 - Politize
Muitas das perguntas do Enem são interdisciplinares, por isso, é muito importante saber o que está acontecendo ao redor do mundo. O site Politize dá aulas gratuitas de educação política e ensina tudo sobre atualidades.
3 - Mande Bem no Enem
Esse site é uma plataforma que possui mais de 40 aulas online e 400 exercícios sobre todas as matérias que caem na prova. Além disso, o site oferece um certificado de participação das aulas. Para ter acesso ao conteúdo, é preciso apenas realizar o cadastro.
4 - Inep
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realizador do Enem, possui uma material próprio para que os alunos possam estudar para o Encceja, exame que certifica o Ensino Fundamental e Médio, porém, esse mesmo material de estudos pode ser utilizado para o Enem.
5 - Descomplica
O Descomplica é um famoso cursinho on-line, porém, além do cursinho pago, o site também oferece um blog com várias informações sobre como estudar para a prova.
6 - Kuadro
Assim como o Descomplica, o Kuadro é um cursinho on-line reconhecido por suas aprovações nos vestibulares mais difíceis do País. Porém, para alunos que não podem pagar as aulas, eles criaram um blog que explica diversas matérias sobre o Enem. Além disso, lá você pode descobrir mais sobre alguns vestibulares e também metodologias de estudo.
7 - FGV Ensino Médio
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) é muito reconhecida no Brasil pela excelência dos seus cursos de graduação e pós-graduação. Porém, a instituição também se preocupa com aqueles que estão saindo do ensino médio. Por isso, a FGV criou o “FGV Ensino Médio”, uma página com cursos gratuitos sobre todos as matérias que caem no Enem.
Cronograma completo - 40 semanas - Hexag (na minha opinião, é o melhor cronograma de estudos)
Entenda sobre a diferença entre SiSU, Prouni e Fies e para que servem esses programas que visam a possibilitar o ingresso de estudantes no ensino superior, relaxa que não é nenhum bicho de sete cabeças, é fácil de entender no site do QueroBolsa explica tudo sobre eles.

Sobre a redação do ENEM existe vários sites super bacanas para estudar, mas quero deixar aqui o meu favorito pra vocês conferirem: o site Blog do Enem tem uma página exclusiva com mais de 100 dicas para aprender tudo sobre a redação do Enem, sério, o site tem muito conteúdo legal, eu estou apaixonada, nesse artigo postei apenas os meus favoritos de muitos sites de estudo, vale a pena conferir e bons estudos pra você!

2 comentários:

Subir